sábado, 14 de novembro de 2009

O Retrato de Dorian Gray

Olá!
Hoje, ao ver na tv, no canal da sic, o filme "Liga de Cavalheiros", lembrei-me de um livro que li há já algum tempo..."O Retrato de Dorian Gray".
Sei que já existe a adaptação para cinema mas essa ainda não tive a oportunidade de ver. No entanto, para quem gosta de ler, este livro que me cativou intensamente, é um romance de Oscar Wilde, que retrata as suas posições estéticas e morais e um conhecimento fiel do espírito do seu tempo e da sua personalidade ambígua.
O romance baseia-se na figura de um jovem, Dorian Gray, obcecado pela perda da sua juventude e beleza. Por um estranho acontecimento, e por tanto desejar, o seu envelhecimento passa a existir num retrato seu, pintado, que se vai degradando com o decorrer do tempo, enquanto que Dorian permanece sempre jovem e elegante, vivendo uma vida de excessos, luxúria e degradação moral.
O fim desta história não vou contar pois todo o interesse pelo livro ou pelo filme se perderia.

"Que tristeza! Eu serei velho, horrivel e disforme, mas este retrato permanecerá sempre jovem. Nunca terá mais idade do que este exacto dia de junho... Mas se pudesse ser ao contrário! Se fosse eu que ficasse sempre jovem e o retrato que envelhecesse! Era capaz...era capaz de dar tudo por isso! Sim, não há nada no mundo que não desse! Até a alma!"

1 comentário:

  1. por acaso ainda não tive a oportunidade de ver estes filmes. mas um dos meus favoritos que não deves perder é o dança com lobos.

    ResponderEliminar