sexta-feira, 31 de julho de 2009

Ratos em Missão

Um destes dias, estava eu a ler a revista National Geographic quando me deparei com um artigo bastante interessante.
Um desenhador belga, Bart Weetjens, encontrou uma forma de os roedores , mais propriamente ratos, contribuirem para o problema da localização de minas terrestres no mundo. Claro que não são uns ratos quaiquer... foram escolhidos uns ratos gigantes africanos, raça Sargon, pois são dotados de um olfacto sensível e mais fáceis de treinar. Estes HeroRats (como são denominados), estão a ser usados na Tanzânia e em Moçambique.

Como diz Bart, " ...os roedores são mais fáceis de treinar. Os ratos também são leves,por isso não detonam as minas que encontram, mantêm-se saudáveis em zonas tropicais, onde muitos explosivos estão enterrados e a sua alimentação é barata."

Foi no fim da década de 1990 que Bart escolheu então os referidos ratos para um treino pavloviano "... se respassem o chão quando cheirassem TNT, os animais ganhavam uma recompensa."


Revista National Geographic "fevereiro 2009"


Apenas uma nota, Ivan P. Pavlov, foi um fisiólogo russo que estudou o papel do condicionamento na psicologia do comportamento animal (reflexo condicionado).

Sem comentários:

Enviar um comentário