terça-feira, 28 de julho de 2009

"Cartas a Sandra"

É curioso quando relemos um livro ou partes deste pela segunda vez.
Acabamos sempre por descobrir novos pormenores, sensações e sentimentos ainda mais fortes e que por vezes nos passam ao lado numa primeira leitura.
Estes últimos dias reli e recordei partes de um livro que li a algum tempo atrás e que de certa forma me impressionou e cativou bastante. Nunca tinha lido nada deste autor e confesso que tenho curiosidade e vontade de ler mais algumas obras dele, "Em Para Sempre", farei com que seja a próxima.
"Cartas a Sandra"(1996), para quem ainda não conhece, é uma obra inacabada de Vergílio Ferreira, que nos transmite uma forte história de vida mas principalmente, transmite-nos o sentido da morte e da existência humana nessa própria vida.
Deixo aqui uma pequena passagem para quem gostar de ler livros...vale a pena!

"SANDRA. Hoje a obsessão foi mais forte.
Escrever-te. A nossa história que contei (Em Para Sempre) parecía-me intocável. Princípio e fim de nós nela,a tua morte selara-a para sempre. E todavia é nessa eternidade que a tua memória me perturba e a imagem terna do teu encantamento."

"De súbito desce mais intensa a melancolia da tua memória,uma saudade terrivel, a tua imagem fugitiva. E de novo a súplica humilde --
não morras, a violência da minha ternura. Quanto tempo tem a vida ainda para mim? E pensar que nunca mais estarás. É difícil. Nunca mais. É mesmo incompreensível e só ao fim de muitos anos é que se irá entendendo. E à medida que se entende fica a mágoa que se aceita."

Sem comentários:

Enviar um comentário